sábado, 27 de Abril de 2024  13:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-09-2013

Autárquicas: “Aveiro vai ter uma Câmara muito forte” - Ribau Esteves.


Ribau Esteves é o novo presidente eleito da Câmara de Aveiro. Garantiu maioria absoluta nas eleições deste domingo para a candidatura ...

Ribau Esteves é o novo presidente eleito da Câmara de Aveiro. Garantiu maioria absoluta nas eleições deste domingo para a candidatura "Aliança com Aveiro" que coloca cinco vereadores no executivo.

A nova maioria acabou por perder um eleito em relação ao resultado alcançado pela lista conjunta PSD-CDS em 2009.

O PS garante três vereadores e Élio Maia foi eleito no movimento “Juntos por Aveiro”.

O ainda autarca de Ílhavo salienta a importância do resultado. “Lutámos muito por esta vitória. Aveiro precisava de um capítulo novo. É uma maioria de quase seis vereadores. Não ficámos longe desse sexto vereadora. Aveiro precisa de uma Câmara muito forte e vai ter uma Câmara muito forte”.

Além de Ribau Esteves, na maioria devem assumir funções os futuros vereadores Jorge Campino, Raquel Castro Madureira, Jorge Ratola, Miguel Capão Filipe.

Ribau Esteves destaca o resultado como ferramenta para o trabalho que é necessário na Câmara de Aveiro e diz que o trabalho em Ílhavo foi crucial para a escolha dos eleitores.

“Temos uma maioria muito clara na Câmara e na Assembleia. Eu fui presidente, muito feliz, em Ílhavo, a quem agradeço o testemunho de verdade que deram aos aveirenses. A nossa campanha assentou na credibilidade. Ílhavo e Aveiro são municípios intimamente ligados”.

Sobre as leituras nacionais que penalizam o Governo liderado por Passos Coelho, o autarca de Ílhavo que está em trânsito para Aveiro considera que é tempo de governar bem.

Na Câmara, os resultados provisórios dão à coligação de direita 48,6% (16.694 votos). O PS ficou-se pelos 24,3% (8.372 votos). Élio Maia foi terceiro. Obteve 10,14% (3.480 votos). Nelson Peralta, do BE, teve 3,98% (1.366 votos) e Miguel Viegas, da CDU 3,85% (1.236 votos). A abstenção rondou os 48%.

Nogueira Leite garante a eleição como presidente da Assembleia Municipal uma vez que a coligação “Aliança com Aveiro” foi a força mais votada (43,6%).

O PS garante oito mandatos. O movimento "Juntos por Aveiro" três mandatos. O Bloco de Esquerda passa de dois para um vogal e a CDU manteve o seu eleito.

Quanto a freguesias, a coligação PSD/CDS/PPM garantiu vitórias em Esgueira, as uniões da Glória e Vera Cruz e Requeixo, Nariz e Nossa Senhora de Fátima, Cacia, Santa Joana, Aradas e Oliveirinha.

PS fica sem Esgueira, recupera São Jacinto e garante a união de Eirol e Eixo.

A lista de independentes "Juntos por Aveiro" irá governar S. Bernardo perdida pela anterior maioria PSD-CDS.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®